25/10/2007

Incendio na Califórnia

 
O Departamento Federal de Investigação dos Estados Unidos (FBI) prendeu nesta quarta-feira (24) um suspeito de ter causado o maior incêndio da história da Califórnia. Outro homem também suspeito foi morto pela polícia.
De acordo com um porta-voz do FBI, a investigação foi organizada com autoridades locais e federais.
 Ao todo, seis pessoas já morreram devido ao incêndio. Em entrevista coletiva, o governador do estado, Arnold Schwarzenegger, disse que 1.724 hectares foram queimados e 8.900 bombeiros trabalham na região. Ele também informou nesta quarta que 1.664 prédios foram destruídos, entre eles 1.436 casas.
Controle
Após quatro dias de luta contra 18 extensos focos de incêndio que castigam a Califórnia, os bombeiros começaram nesta quarta a registrar algum progresso, sobretudo na região de Los Angeles, de acordo com números da assessoria do governador Arnold Schwarzenegger.
Ao norte de Los Angeles, onde dois incêndios de uma superfície combinada de 36.500 hectares queimavam desde domingo, os bombeiros anunciaram ter conseguido controlar 94% de um deles, que fica perto da cidade de Agua Dulce, enquanto o outro, na região de Castaic, foi controlado em 45%.
 Mapa mostra os principais focos de incêndio na Califórnia e também no México (Foto: Arte/G1)
Empresários e estrelas do showbiz foram autorizadas a retornar para suas casas no balneário de Malibu, na costa do Oceano Pacífico, depois que os incêndios foram controlados na região, apesar de continuarem em outros locais do sul da Califórnia.
O escritório de administração de emergências do condado de Los Angeles autorizou a volta dos 1.500 habitantes do local. "Já não há mais ordens de evacuação", afirmou o bombeiro Johnie Jones, informando que não há mais chamas ativas na área, onde 1.800 hectares foram queimados. Um total de 22 residências foram atingidas pelo fogo, incluindo um castelo avaliado em 17 milhões de dólares e uma igreja presbiteriana.
 Várias estrelas de Hollywood, como o diretor de "Titanic" James Cameron, o premiado ator Sean Penn e a atriz australiana Olivia Newton John tiveram que deixar suas mansões no balneário americano.
Outro sinal animador de uma melhora da situação foi o anúncio do serviço meteorológico de que os ventos diminuíram nesta quarta na Califórnia, depois de vários dias superando os 100 km/h em alguns lugares. A temperatura se mantinha, porém, acima dos 30°C em toda a área.
 Convocação de prisioneiros
Prisioneiros e também soldados que fazem a segurança na fronteira com o México foram convocados para ajudar a população que foge do incêndio no estado e também a controlar os incêndios que já atingem o território mexicano.
Saiba mais
Os bombeiros ainda ganharam a ajuda de 2.600 prisioneiros adultos e menores infratores para lutar contra incêndios que devastaram mais de 166.000 hectares em quatro dias, além de equipes dos estados vizinhos do Arizona e de Nevada.
Os presos, convocados diretamente pelo governador Arnold Schwarzenegger, são do Departamento de Correção e Reabilitação da Califórnia. Só podem participar do programa os prisioneiros em boa forma física, sem histórico violento, como seqüestro, abuso sexual, e tentativas de fuga. Já os menores de idade podem ganham indulto.


Katia Raquel

Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Nenhum comentário: